O advogado Eli Alves da Silva esteve na segunda-feira, dia 18 de junho, na Câmara Municipal de São Paulo, onde deu entrevista para a TV Câmara sobre a questão da utilização inadequada da internet e das redes sociais para postagens de fotos, textos e comentários envolvendo o ambiente das empresas. Há poucos dias, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve a demissão por justa causa de uma enfermeira em Pernambuco que postou fotos dela e de outros colegas de serviço fazendo poses engraçadas na UTI de um hospitalparticular de Olinda. Pacientes também apareceram nas fotos, segundo revelou o hospital. “As imagens de
baixo nível em um ambiente inadequado expuseram a imagem do hospital”, disse a empresa na defesa da demissão por justa causa.
“O funcionário é responsável por aquilo que publica nas redes sociais. A Constituição garante o direto de expressão, mas o contrato de trabalho está baseado numa relação de confiança entre o empregador e o funcionário. Se essa relação é quebrada, cabe a justa causa”, afirmou Eli Alves da Silva, presidente da Comissão de Direitos Trabalhistas da OAB-SP.